Homologações

Condições necessárias para que a um veículo automóvel seja atribuído o "Certificado de Automóveis Antigos"

1. Documentação

Só pode ser considerado um veículo antigo aquele que tiver atingido a idade permitida no código FIVA técnico em vigor, antes do 1º dia do ano em curso: terá que ter matrícula portuguesa e estar registado em nome do sócio ou do candidato a sócio, no caso de estar registado em nome de uma sociedade e/ou Câmara Municipal, Associação de Bombeiros, Serviço Municipal, Museu de Automóveis. Todas as características e números do livrete deverão condizer com o veículo automóvel.


2. Carroçaria

Deverá estar na sua forma original sem qualquer tipo de alterações, sem pontos de ferrugem e sem irregularidades.

A pintura deverá apresentar-se com brilho e sem riscos: a cor deve ser uniforme tal como a textura, manter mas não destacar. Os vidros terão de estar em bom estado, sem riscos.
Os acessórios cromados não podem apresentar riscos, ferrugens ou mossas.
Os carros abertos terão de apresentar a capota e respectivas estruturas em perfeitas condições.
O habitáculo do motor tem de estar limpo e pintado na cor correcta: o interior da mala também deve estar pintado na cor correcta e limpo.
Todas as borrachas têm de estar em bom estado.


3. Interiores

Os estofos e as cartelas das portas quando originais de estar em bom estado, sem qualquer dano além do desgaste normal provocado pelo uso: quando restaurados deverão utilizar-se materiais idênticos sem alterar o desenho ou a forma.
O mesmo se aplica ao revestimento do pavimento, forro do tecto, torpedos laterais e ao central.
O tablier quando for do tipo forrado não pode ter estaladelas nem furos.


4. Instrumentos

Terão de ser os originais e em bom funcionamento. Todos os extras tais como rádios ou qualquer tipo de manómetros devem ser da época e montados sem danificar ou alterar as estruturas originais.


5. Limpa vidros

Terão de funcionar bem assim como o esguicho quando o tiver, devendo a borracha das escovas estar em perfeitas condições e a cor e o material das borrachas ser igual às hastes.


6. Espelhos

É obrigatório um espelho interior e um exterior do lado esquerdo, devendo ambos ser da época e nunca de plástico ou pintados quando eram cromados.


7. Iluminação

Todos os faróis e farolins terão de ser da época e apresentar-se em bom estado. Caso estejam montados faróis ou farolins suplementares terão de ser da época e na frente sempre em número par.
As setas são válidas pelo nosso código como indicadores de mudança de direcção, mas poderá montar-se outro tipo de farolins (piscas) para esse efeito, de preferência fixos por pequenos suportes não montados na carroçaria.
Todo o sistema e iluminação terá que funcionar devidamente e com intensidade suficiente.


8. Instalação eléctrica

Todos os fios e acessórios devem apresentar-se limpos e em bom estado: todos os órgãos terão que funcionar e nenhum deles pode ser alterado.


9. Rodados

- As jantes têm de ser as originais tal como a sua cor: admite-se substituição por jantes raiadas quando seja opção da época.

- No caso dos automóveis com características de alguma forma desportivas poderão eventualmente montar-se jantes de liga leve desde que o desenho e o aspecto sejam os da época.

- Terão que ter os tampões e aros originais em bom estado.

- Os pneus têm de estar em bom estado, serem os quatro iguais. A sua medida deverá ser a consta do livrete e que será a indicada pelo fabricante do automóvel.

- Não pode ser alterado o local do pneu suplente.

- Não serão admitidos pneus recauchutados.


10 .Travões

O sistema de travagem deve apresentar-se sem modificações e em perfeito estado. As capas de borracha dos pedais devem estar em bom estado e os pedais sem folgas excessivas.


11. Direcção

Não pode ter folga além da normal para o veículo em questão. O volante terá de ser o original.


12 .Suspensão

O amortecimento terá de estar correcto e os amortecedores quando substituídos deverão ser do mesmo tipo dos originais. Não podem existir folgas nem desnivelamentos excessivos.


13. Motor

Terá de estar em bom estado de funcionamento, sem batimentos nem fugas de óleo, além do normal. Não deve fazer fumo.
Todos os órgãos inerentes têm de ser os originais e nada poderá alterar as suas características da época.
Deve apresentar-se limpo e na sua cor de origem.
Os números de identificação têm de estar visíveis e previamente localizados.
Todo o sistema de escape tem de estar em bom estado e sem alterações.


14. Transmissão

Terá que ser o sistema original e em bom funcionamento. O punho da alavanca de velocidades e a sua dimensão não devem ser alteradas.