LEITURA DO MÊS

O CPAA, em parceria com a Ascari, recomenda como sugestão de leitura do mês de Outubro o livro “Porsche 550 Spyder em Portugal: Primeiro ano 1955”, podendo usufruir de um desconto especial e aliciante para sócios CPAA .

Porsche 550 Spyder em Portugal: Primeiro ano 1955

Autor Eng. José Barros Rodrigues

Em 1953, há 70 anos, a Porsche redefinia o conceito de automóvel de Sport de pequena cilindrada ao lançar nas pistas o novo 550, primeiro na versão Coupé e depois, já numa perspetiva comercial do tipo competição-cliente, a versão Spyder.

Nesta última configuração, este automóvel contribuiria para a revolução das viaturas de Sport dos anos de 1950, estabelecendo novos padrões de comportamento dinâmico, agregando vitórias nas principais competições da época. Foi um sucesso tanto desportivo como comercial e terá contribuído de forma indubitável para o reforço da imagem da marca de Ferdinand Porsche no difícil contexto do após-guerra.

Em Portugal, este modelo teve a sua clientela, numa proporção que extravasaria o normal rateio destas versões especiais. Logo em 1955 vieram dois exemplares, com os números de chassis #550038 e #550039, respetivamente para o Marquês de Fronteira, D. Fernando de Mascarenhas, e para Joaquim Filipe Nogueira.

A sua chegada ao nosso país transformaria o panorama da velocidade nas cilindradas intermédias, até à classe dos 1500cc, e a sua contribuição só não foi mais profunda devido ao exíguo número de competições existente entre nós, com apenas dois ou três circuitos por ano. Esse primeiro ano de presença das viaturas alemãs seria já uma demonstração do que esses pequenos automóveis podiam alcançar, e a chegada de mais dois exemplares uns tempos mais tarde – para Rui Marinho de Lemos e para Joaquim Correia de Oliveira – apenas reforçaria as qualificações do 550 Spyder para competir.

Esta obra dedicada ao Porsche 550 Spyder em Portugal irá ser dividida em três volumes, sendo o atual, o primeiro da coleção, focado apenas no ano de 1955. Em breve serão lançados os restantes volumes que permitirão contar com o detalhe possível a história deste automóvel nas mãos de pilotos portugueses ou de exemplares estrangeiros em território nacional.

Os nossos sócios poderão adquirir o livro no nosso parceiro Ascari, podendo usufruir de um valor especial até ao final do mês de Outubro: 44.10€.

Contactos: ascari@ascari.pt / 935 508 585

Porsche 550 Spyder em Portugal – Primeiro ano 1955