A CORRIDA “LONDON TO BRIGHTON” CELEBROU O 70º ANIVERSÁRIO DO FILME GENEVIEVE

Quase 350 veículos anteriores a 1905 foram aplaudidos por multidões de espectadores que se reuniram no Hyde Park, no Reino Unido, no passado dia 5 de Novembro, para vivenciar a partida do “London to Brighton Veteran Car Run”. O St. James’s International Concours, que se realizou na véspera, apresentou muitos dos carros que participaram.

Realizado pela primeira vez em 1927, o “London to Brighton Veteran Car Run” é o evento de automobilismo mais antigo.

O amanhecer sinalizou a partida do primeiro conjunto de veículos a motor e pedais pré-1905 para embarcarem na odisseia de 100 kms para a costa sul, em clima misericordiosamente ameno – ao contrário do dia chuvoso do ano passado.

Os primeiros carros a afastarem-se do Hyde Park foram o Darracq e o Spyker, que estrelaram na comédia Genevieve, para marcar o 70º aniversário do filme. Ambos os automóveis foram emprestados pelo Museu Louwman. O Darracq e o Spyker também se juntaram a uma seleção de outros carros veteranos do filme, identificados por placas especiais de Genevieve.

Seguindo a tradição, os próximos carros a cruzar a linha de partida seguiram por ordem de idade, com o Peugeot 1892 do Museu do Motor de Turim liderando o caminho.

A partir daqui, seguiu-se um conjunto diversificado de veículos de mais de 100 marcas diferentes, alguns movidos por motores a gasolina, enquanto outros eram impulsionados por baterias elétricas ou vapor.

301 dos 341 automóveis inscritos, juntamente com 27 motos antigas, fizeram a linha de chegada na orla marítima em Brighton. O primeiro carro a completar o percurso de 100 kms foi um MMC 1903 conduzido por Henry Lawson, que completou a corrida em menos de 3 horas.

Recomendamos aos nossos sócios que assistam ao filme Genevieve, uma comédia que remonta ao ano 1953:

Fotos: RAC