O QUE PODE ESPERAR DOS EVENTOS CPAA EM 2024

O CPAA elaborou um calendário de eventos para 2024 preenchido e com alguns eventos inéditos, que serão agora apresentados em mais detalhe, para que possa ter uma ideia do que preparamos cuidadosamente para si.

Passeio de Inverno

27/28 de Janeiro

Sabemos bem o quanto o inverno dá vontade de querer ficar em casa, enrolados em mantas, bem pertinho da lareira ou do aquecedor. O CPAA quer motivá-lo a contrariar isso! Em família, a dois, com amigos ou até sozinho, levante-se do sofá, escolha o seu melhor casaco e cachecol e venha aproveitar o Passeio de Inverno CPAA. Neste evento, será percorrida a cénica Estrada Nacional 103, com início em Barcelos e paragem no destino transmontado de Montalegre. A estadia será feita em Boticas, terminando o evento no majestoso Vidago Palace Hotel.

Passeio de Carnaval

13 de Fevereiro

O Carnaval de Portugal possui uma longa tradição carnavalesca e raízes milenares, sendo ainda hoje um dos mais importantes “ciclos” festivos do país. No CPAA é uma tradição comemorar este dia festivo, realizando-se o Passeio de Carnaval. Neste passeio incentivamos a que os participantes entrem no espírito Carnavalesco, participando no evento fantasiados e, se possível, irreconhecíveis. É sem dúvida um evento marcado pela boa disposição!

Passeio dos Jovens

16 de Março

São os jovens que irão influenciar e assegurar o futuro do CPAA e dos automóveis antigos. Pela 3ª vez, o CPAA incentiva a participação no Passeio dos Jovens, um evento onde só podem alinhar sócios (ou familiares de sócios) com idades até aos 35 anos. Um dia que permite estreitar laços entre os entusiastas mais novos dos automóveis históricos. A edição deste ano será marcada pelo ambiente de competição, conjugado com toda a diversão e entusiasmo que o automobilismo proporciona, ao volante de simuladores de corridas.

Passeio da Primavera (Lisboa)

24 de Março

 

 

 

 

 

 

A Primavera é a altura do ano em que começamos a ter mais vontade de sair e de passear. Para os aficionados, significa sair com o seu automóvel, fazer curvas e curvas, absorvendo o melhor de cada paisagem. O CPAA Lisboa vai proporcionar esse momento, com um programa aliciante.

Norte Classic

12 a 14 de Abril

Este evento, organizado pela Portugal Classic em conjunto com o CPAA, é um rali de regularidade histórico, inserido no calendário da FPAK, dando continuidade a um evento ambicioso, com a Cidade de Braga a constituir o epicentro do evento. Tem o objetivo de promover o automóvel antigo e a região Norte como destino turístico, uma região também com grande tradição no desporto automóvel.

Passeio Feminino (Porto)

20 de Abril

O hobby dos veículos antigos vai sendo, cada vez menos, um ambiente exclusivamente masculino. Sendo certo que o tipo de envolvimento é diferente e que os homens são quem mais aprecia intervencionar a mecânica ou estudar em profundidade a sua história, a verdade é que há cada vez mais mulheres a participar e a envolverem-se neste universo. O CPAA é disso um bom exemplo, contando com entusiásticas e jovens colaboradoras assim como muitas sócias e cada vez mais participantes nos seus eventos. Para cativar cada vez mais as mulheres para este universo, o CPAA criou o evento Passeio Feminino, que é unicamente aberto às mulheres.

Passeio do Atlântico

18/19 de Maio

O Passeio do Atlântico é um evento que celebra a paixão pelo automóvel e pela condução. Pela costa Oeste de Portugal e num roteiro de olhos postos no mar, iremos percorrer a Estrada Atlântica ao volante dos nossos automóveis históricos. Será um passeio de fim-de-semana, com início na Figueira da Foz e a terminar em Óbidos, contando com muitas paragens pelo meio.

Passeio D. Elvira

2 de Junho

 

 

 

 

 

 

“Dona Elvira”: automóvel de modelo muito antigo, muito cuidado e a funcionar relativamente bem. Assim se descreve o leque de automóveis, anteriores a 1945, que irão marcar presença neste evento.

Passeio Jaguar/Daimler

15/16 de Junho

Realiza-se aquele que é um dos mais antigos eventos CPAA, este dedicado aos automóveis de fabrico exclusivamente britânico: Jaguar e Daimler. A edição de 2024 conta com um fim de semana rodeado pela beleza ímpar das encostas do Douro.

Piquenique em Clássicos

6 de Julho

Um dos grandes prazeres da vida é passar tempo de qualidade ao lado das pessoas que se gosta. Aproveitar a companhia de quem amamos e saborear uma deliciosa comida é uma boa combinação. Mas juntando a isso um passeio de carro antigo, torna a combinação perfeita! É isso que pode esperar do Piquenique em Clássicos: um dia sem dúvida especial.

Algarve Classic Cars

12 a 14 de Julho

Organizado pela Portugal Classic em conjunto com o CPAA, a 31ª edição do Altice – Algarve Classic Cars, é um rali de regularidade histórico, inserido no calendário da FPAK Karting e no da FIVA. Realiza-se em Julho e é um clássico entre as provas de automóveis antigos em Portugal, com uma longa história com mais de 30 anos e listas de inscritos que chegam às 150 equipas.

Passeio Feminino (Lisboa)

7 de Setembro

O CPAA incentiva que, cada vez mais, as mulheres ocupem o lugar ao volante e sejam cada vez menos passageiras. Para cativar cada vez mais as mulheres para este universo, o CPAA criou o evento Passeio Feminino, que é unicamente aberto às mulheres. A ideia é criar uma motivação especial para que mais mulheres se estreiem nos encontros de clássicos, seja acompanhando uma amiga, seja levando o clássico da família a solo.

Concurso de Elegância de Espinho

14 de Setembro

A primeira edição deste certame ocorreu em 1969, constituindo na época um acontecimento marcante, levando um público numeroso e entusiasmado a seguir com interesse o desfile dos automóveis. Este ano, o Clube Automóvel de Espinho em parceria com o CPAA irá levar a cabo uma nova edição, na qual os automóveis a concurso, serão criteriosamente apreciados e classificados por um avalizado júri, respeitando o valor histórico, a qualidade de restauro e o estado geral de conservação.

Corrida dos Fundadores

27 a 29 de Setembro

A Corrida dos Fundadores by Cartrack, organizado em parceria com o CPAA, é um passeio destinado a automóveis e motos pré-guerra (produzidos até 1939) que celebra a era dourada do automobilismo. O percurso é composto pelas melhores estradas, paisagens e gastronomia, iniciando-se no Sábado na Figueira da Foz, e passando por  Alcobaça, Óbidos, Torres Vedras e Mafra. No Domingo, os automóveis rumam ao sul, passando pelo Estoril e terminando em Lisboa.

48 Horas Alentejo

11 a 13 de Outubro

Rali de regularidade histórico, que se realiza há 29 anos, inserido no calendário da FPAK, que acontece no mês de Outubro, na zona do Alentejo, onde é possível desfrutar das magníficas paisagens da região. A persistência e determinação da comissão organizadora em dar a conhecer uma região com características singulares, com um crescimento sustentado, consolidou o evento como um dos maiores ralis de regularidade em Portugal.

Passeio das Gerações

20 de Outubro

 

 

 

 

 

 

Este passeio é um passeio de carros antigos familiar, dirigido especificamente a equipas de diferentes gerações, incentivando a continuação da paixão pelos automóveis históricos. Um evento onde será possível partilhar a paixão por estas aventuras automobilísticas e passar momentos de qualidade juntos com os seus familiares.

Passeio de S. Martinho

9 de Novembro

A tradição diz que “No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”. O CPAA diz que no dia de São Martinho, o clássico vai dar um passeiozinho. É um dos passeios com mais sucesso do CPAA, um dia em que, quer faça chuva ou faça sol, os sócios tiram os automóveis históricos da garagem e reúnem-se para celebrar o dia, sem nunca faltar as castanhas e a jeropiga.

Jantar de Natal (Porto)

14 de Dezembro

O Natal celebra-se em família. E é assim que o CPAA pretende acolher os sócios neste dia tão especial, num ambiente familiar. Um jantar acolhedor, rodeado de automóveis clássicos e que conta sempre com surpresas para que se torne numa noite memorável.

Passeio de Natal (Lisboa)

15 de Dezembro

O Passeio de Natal tem-se mostrado um evento de grande sucesso em Lisboa, tendo a última edição contado com a participação de cerca de 40 automóveis antigos. É o último evento do ano, um momento em que os aficionados se reencontram, percorrem quilómetros ao volante dos seus automóveis históricos e terminam o dia com um almoço natalício e desejos de boas festas.