RETROMOBILE 2024 EM RETROSPETIVA

Se procura o paraíso dos carros clássicos, tem de visitar o Retromobile. Distribuído ao longo de quase uma semana e cercado por grandes leilões de carros clássicos, o evento de Paris é a maneira perfeita de começar o ano.

Este ano, com mais de 130.000 entusiastas visitantes, a 48ª edição do Retromobile superou todas as expectativas confirmando o seu estatuto de evento de referência, não só em França, mas também internacionalmente, para os amantes de automóveis.

A feira é um verdadeiro espetáculo que joga com os seus pontos fortes tradicionais:

– os três leilões que participam com toda a força;

– exposições de fabricantes, tal como a MG, que além de contar com o MG EX181, a verdadeira estrela da mostra deste ano, a marca também marcou presença com vários dos melhores automóveis do século passado;

– alguns Museus construíram palcos inteiros, enquanto outros contribuíram para exposições temáticas.

No entanto, o espetáculo mais fantástico foi apresentado pelos comerciantes de alto nível que se superaram para oferecer os carros mais excecionais, como Lukas Huni AG, Girardo, Fiskens, Joe Macari, Kidston, Gallery Aaldering, entre outros.

DESTAQUES DE 2024

Retromobile Conservation Award

Uma novidade deste evento foi o Rétromobile Conservation Award, atribuído a um Mercedes Simplex HP 60 de 1903. O seu estado, a sua história e o facto do carro ter permanecido na mesma família durante 121 anos conquistaram os juízes.

Richard Mille celebrou a Ferrari

Havia algo muito pesado no stand da Richard Mille, que conseguiu reconstituir cerca de 60 anos de história da Ferrari no automobilismo, graças a uma retrospetiva incrível. 8 dos modelos mais emblemáticos foram exibidos lado a lado, permitindo reconstituir a marca de maior sucesso na história do automobilismo: a Ferrari.

Leilões

Alguns chamam-lhe simplesmente Semana de Leilões de Paris – o grande trio de leilões da Artcurial, Bonhams e RM Sotheby’s é um espectáculo por si só, que acontece durante o Rétromobile. O leilão organizado pela Artcurial Motorcars ofereceu mais de 130 veículos, alguns dos quais avaliados em vários milhões de euros, como o Ferrari 250 GT California Spyder, avaliado entre 8,5 e 11,5 milhões de euros. O leilão foi um sucesso, provando que o mercado de carros clássicos continua forte e atraente como sempre.

Carros por menos de 25.000 euros

Saab, Renault, Mini, Citroen, Volvo…Mais de uma centena de carros com preços inferiores a 25.000 euros estiveram em exposição/venda no Pavilhão 3. Incluindo este Citroen AX, com apenas 51 quilómetros rodados, a 14.900 euros!

Dakar em destaque

Recém-chegado do Dakar, Sébastien Loeb, nove vezes campeão mundial de rali, foi um dos ilustres convidados da Rétromobile. Os visitantes puderam vê-lo no stand da Federação Francesa de Automobilismo (FFSA), entre os carros de competição que marcaram sua carreira.

Mais espaço para motos

Esta é a primeira vez que o salão deu lugar de destaque aos motociclos, com a Motorcycle Zone. Marcas como BMW, Harley-Davidson, Ducati, Indian e Yamaha, ocupara um espaço único de 2.000 m² dedicado aos veículos motorizados de duas rodas.

Lancia Aurelia B53 Giardinetta de 1952

A Lancia nunca ofereceu uma carrinha Aurelia, mas o construtor de carroçarias Viotti interveio e construiu esta prática e elegante ‘Giardinetta’. Um dos 53 construídos sobre chassis B51 e B53, mas entre poucos sobreviventes, foi restaurado na sua cor original e deliciou os olhos dos visitantes.

Isetta Velam de 1957

Num salão repleto de carros recordistas, este Velam monocilíndrico de 236 cc destaca-se como de longe o mais pequeno. Baseado no chassis de um Isetta Velam, a versão sob licença francesa do Iso original, mas com uma carroçaria de alumínio única, estabeleceu sete recordes de classe em Monthléry em 1957.

Se nunca visitou a Retromobile, guarde as datas de 5 a 9 de fevereiro de 2025 para marcar presença na 49ª edição do evento.

Créditos: Retromobile 2024