O MUSEU AUTO SUECO

O Museu Auto Sueco em Vila Nova de Gaia, Portugal, é um museu único e fascinante dedicado à história da indústria automobilística sueca. Fundado em 2004, o museu abriga uma ampla variedade de máquinas, peças e automóveis do início do século XX até os dias atuais.

Os visitantes podem explorar a história dessa marca e aprender sobre o desenvolvimento da indústria automobilística sueca.

Dos mais variados veículos Volvo que fazem parte da coleção do Museu, destacam-se:

– o Volvo P1900 Sport, com apenas 67 unidades produzidas, sendo o exposto o único no país;

– o Volvo 480S, de 1995, com apenas 400 km, encontrando-se em rigoroso estado de conservação;

– o Volvo PV444, de 1949, cujo modelo foi o primeiro na história automóvel a possuir um para-brisas laminado. De forma arredondada, a inspirar as tendências americanas daquele tempo;

– como demonstração dos verdadeiros símbolos de força e de avanço laboral, também os camiões L249 e N88 figuram na coleção, impecavelmente conservados, tendo um deles mais de um milhão de quilómetros feitos.

Além dos automóveis expostos, o museu espelha as várias áreas ligadas à indústria automóvel da época, tais como serralharia, mecânica, eletricidade, carpintaria e estofos, entre outras. O estado de conservação e rigor das máquinas, equipamentos e ferramentas é irrepreensível e transporta-o para os tempos em que existiam reparações de peças e verdadeiras obras de arte mecânicas para garantir a fiabilidade de todos os veículos da marca sueca.

Muito mais curiosidades existem para satisfazer e a melhor forma é visitar o Museu Auto Sueco, de forma gratuita, mediante marcação, através do email museu.autosueco@gmail.com.

Fotos: Joel Araújo