CURIOSIDADES: RALI MONTE CARLO 1911

Em 1909 o Automobile Club de Monaco começou a planear um rali de automóveis a mando de Alberto I, Príncipe do Mônaco. O I Rali de Monte Carlo realizou-se em 1911, com o objetivo de promover o turismo no Mónaco.

Participaram nesta prova 23 automóveis das marcas Mercedes-Benz, Bugatti, Berliet, Gregoire, entre outros, que alinharam de 11 locais diferentes.

As equipas partiram de várias cidades europeias para se encontrarem no Mónaco. Este evento acontecia em janeiro para demonstrar que o clima local nesta época do ano era excecionalmente ameno.

De entre os nove automóveis que deixaram Paris para percorrer um percurso total de 1.020 kms, destacou-se o Turcat-Méry 25HP de Henry Rougier, que se classificou em primeiro lugar. Gastou neste percurso 28 horas e 1 minuto, estabelecendo uma média de 36 km/h.

O prémio para o vencedor foi de 10.000 francos e uma estatueta oferecida pelo Príncipe do Mónaco. Em segundo lugar, classificou-se o Gobron 40HP de Aspiagu, que também havia partido de Paris.

A escolha dos prémios finais incidiu tanto na condução como na elegância do carro, no conforto dos passageiros e nas condições em que chegou ao destino final.