100 ANOS DO BUGATTI TYPE 35: OURO SOBRE AZUL

Aclamado como um dos carros de corrida mais importantes de todos os tempos, o Bugatti Type 35 comemorou o seu 100º aniversário este ano.

Quando o Bugatti Type 35 foi lançado em 1924, o carro de corrida rápido, leve e elegante superou imediatamente a concorrência – e reescreveu para sempre o livro de regras do desporto motorizado. Concebido pelo visionário artista e engenheiro Ettore Bugatti, o T35 introduziu muitas inovações técnicas, como rodas de liga leve, um motor 2 litros de oito cilindros em linha e um corpo elipsóide com painéis de liga de alumínio que é considerado uma obra de arte.

Elogiado pela sua beleza, engenhosidade técnica e brilho de condução, o Bugatti Type 35 é considerado um dos carros de corrida de maior sucesso de todos os tempos. Durante a sua época, a obra-prima de Ettore Bugatti garantiu mais de 2.500 vitórias em corridas durante o seu tempo ativo. Portanto, não é nenhuma surpresa que o 100º aniversário da criação seja celebrado pelos discípulos da marca em vários eventos e ocasiões em 2024. O destaque do ano de aniversário, porém, foi o rali organizado pelo Club Bugatti França.

Em 1924, cinco Bugatti Type 35 percorreram 600 milhas através do país, de Molsheim a Lyon, para participar do Grande Prêmio da França. Um século depois, 23 Type 35 acabam de repetir a viagem, acompanhados por outros 26 Bugattis vintage.

O rali que durou 3 dias teve início no Chateau Saint-Jean, sede da marca Bugatti em Molsheim. Seguindo uma incrível seleção de estradas rurais pitorescas através da Alsácia e das montanhas de Vosges, o road book conduziu o grupo em direção a Mulhouse para uma parada no Musée National de l’Automobile e na famosa Coleção Schlumpf encabeçada por um Bugatti Royale.

Depois de uma viagem comemorativa pelas estradas rurais que outrora formaram a pista do Grande Prémio de Lyon de 1924, os Bugattis reuniram-se para celebrar o aniversário juntamente com cerca de 120 carros de corrida e os seus proprietários.

Fotos: Rémi Dargegen