Bentley 8 Litre
“Best of Show”
de Pebble Beach

O título de “Best of Show” do Concurso de Elegância de Pebble Beach deste ano foi atribuído a um Bentley 8 Litre Gurney Nutting Sports Tourer, de 1931. Desde 1965 que o título não distinguia um modelo da marca britânica, que está a comemorar o seu centenário.
Anunciado a 15 de Setembro de 1930 e lançado no London Olympia Motor Show, em Outubro do mesmo ano, o Bentley 8 Litre foi apresentado como sendo o mais requintado produto da marca britânica.
Apanhado pela Grande Depressão, o modelo acabou por não ser um bom negócio para o fabricante, tendo deixado de ser produzido em 1932.
No total, foram fabricadas 100 unidades, 78 das quais se sabe continuarem a existir nos dias de hoje.
Vários estiveram agora em Pebble Beach – que, em homenagem à Bentley, criou este ano uma categoria especial, reservada a este modelo –, sendo o mais destacado aquele que é propriedade de Michael Kadoorie, o mais importante coleccionador de Automóveis Antigos de Hong Kong.
Como concorrentes ao título de “Best of Show” o Bentley, com carroçaria da J Gurney Nutting & Co Limited, teve três outros automóveis de prestígio: um Talbot-Lago T150C-SS, de 1938, com carroçaria de Figoni et Falaschi, um Mercedes-Benz 540K, do mesmo ano, com carroçaria da Erdmann & Rossi, de Berlin, e um Aston Martin DB4GT Zagato, de 1962.