CPAA no Motorclássico

 

Decorreu no passado fim-de-semana mais um Salão Motorclássico, organizado pelo Museu do Caramulo. O CPAA, como não poderia deixar de ser, esteve presente, decidindo desta vez homenagear os 100 anos da marca Citroën.

Ninguém ficou indiferente ao layout escolhido este ano para decorar o espaço, tendo o CPAA nos três dias de exposição, recebido inúmeras congratulações por visitantes e expositores.

Conseguimos trazer ao salão alguns dos mais emblemáticos automóveis antigos da marca francesa.

O símbolo da companhia, usado até hoje, é o “double chevron”, referenciando o trabalho anterior da Citroën: a engrenagem ou hélice helicoidal. Os dois ‘V’s invertidos, conhecidos na França como “Deux Chevron” ou “Duplo Chevron”, simbolizam a engrenagem bihelicoidal.

Há uma lenda que diz que o emblema é uma homenagem ao filho de André Citroën. O rapaz lutou, com a patente de cabo, na I Guerra Mundial e morreu no conflito. Repare no capot de qualquer Citroën verá que o símbolo é a divisa do posto militar de cabo (duas letras V, invertidas), carinhosa lembrança familiar que se perpetuou até nossos dias. Porém, tal facto é apenas uma lenda, nunca confirmada.

O início da produção automóvel para a Citroën marcou-se com o Modelo A. Conseguimos ter um destes automóveis em exposição, por forma a marcar as origens, juntamente com um Modelo A C4.

A Traction Avant marcou a indústria automóvel e é reconhecida como um dos automóveis mais belos e emblemáticos do mundo. Nesta exposição tivemos as duas versões mais exclusivas da marca. Uma Traction Avant Cabriolet, e uma, senão a única em território português, “Faux cabriolet”, nome dado por ter a silhueta exatamente idêntica à versão cabriolet mas tendo a particularidade de ser fechada, transformando-se numa viatura coupé.

Muito obrigado a todos os que passaram pelo stand para nos cumprimentarem e, obviamente, pelos sócios que amavelmente nos cederam as suas viaturas para exposição.

Fizemos novos sócios, inscrições para o Passeio a Sortelha e aguçámos o apetite para o 3º Rali do Vale do Tejo!

Até 2020! Prometemos que vamos continuar a surpreender.