Ferrari “Best of Show” em Villa d’Este

Um Ferrari 335 Sport Spider, com carroçaria Scaglietti, propriedade do austríaco Andreas Mohringer, foi o grande vencedor da edição deste ano do Concurso de Elegância de Villa d’Este. Para o público, porém, o eleito foi um Alfa Romeo 33/2 Stradale.
Atribuído por um júri especializado, o título de “Best of Show” de Villa d’Este é sempre o mais apetecido pelos concorrentes. Sem grande debate, a distinção foi atribuída ao Ferrari, um de quatro fabricados, que o actual proprietário adquiriu em Seattle, há quatro anos, por mais de 20 milhões de euros.
Fabricado em 1958 – o automóvel vencedor foi o último a ser construído –, sob as belas linhas da carroçaria têm uma mecânica centrada num motor V12, de 4.023cc, que debita 390 cavalos, para um peso total de 880 quilos.
Mas, em Villa d’Este (e no dia seguinte em Villa Erba) há outro prémio muito disputado: o resultante da votação do público.
Em Villa d’Este vota um público mais conhecedor, formado pelas pessoas que pagaram por assistir ao Concurso. Em Villa Erba o público em geral.
Em ambas as votações o vencedor foi o Alfa Romeo 33/2 Stradale, criação de Franco Scaglione, em 1968, veículo que hoje é propriedade do suíço Albert Spiess.