SAAB 99 doado ao CPAA

O acervo do Clube Português de Automóveis Antigos inclui diversos veículos. Recentemente, recebeu mais um importante contributo, mais concretamente um SAAB 99 de 1971, doado pela Exmª Srª Dª Maria Rafaela de Medeiros Iria Revez.

Este exemplar, de matrícula EG-62-39, encontra-se num raro estado de conservação pois conta apenas 35.000km. O automóvel já foi verificado e certificado pelo CPAA como veículo de interesse histórico e será futuramente exposto na futura sede do CPAA, após a inauguração.

Lançado em 1968, o 99 foi o segundo modelo totalmente novo da marca, já que, o 96, era o resultado de várias evoluções do modelo original, o 92.
Inicialmente, o 99 usava um motor de 1.7 litros de origem Triumph, mas os níveis de fiabilidade não agradavam à marca Sueca. Assim, em 1971 – ano deste exemplar – a SAAB passou a equipar os seus automóveis com motores de produção própria.

O 99 é um modelo de tracção e tem a particularidade de montar o motor longitudinalmente, ou seja, com a embraiagem voltada para a frente. Foi também um dos primeiros modelos de produção em série a receber uma versão com turbocompressor.

O 99 marcou o fim da presença da SAAB nos ralis. Stig Blomqvist e Per Eklund obitiveram resultados de relevo em ralis como o da Suécia e RAC, onde os níveis de aderência davam vantagem aos modelos de tracção.